A Importância da Música e da Canção na Aprendizagem de uma Língua

A Importância da Música e da Canção na Aprendizagem de uma Língua

Muitos de nós temos experimentado com espanto como os alunos aprendem músicas tão rapidamente. Também é uma experiência comum esquecer quase tudo que aprendemos noutra língua excepto as poucas canções que aprendemos. Por uma variedade de razões, as canções ficam na nossa cabeça e se tornam parte de nós.

Embora a tecnologia moderna tenha universalizado o acesso à canção, talvez a canção realmente tenha precedido e auxiliado no desenvolvimento da fala do homo sapiens. Se nós pensarmos nisso por um instante, é mais fácil colocar entonação no “la, la, la, la” do que fazer distinções mais afinadas requeridas pela língua, por exemplo, cantar com vocalizações é muito mais fácil do que falar. Mas o que é mais espantoso é que também parece ser mais fácil cantar numa língua do que falá-la.

A canção também parece preceder e auxiliar no desenvolvimento da língua em crianças mais jovens (Murphey, 1990). Um gama crescente de pesquisas indica que o balbuciar musical produzido por crianças é extremamente importante no desenvolvimento da língua em crianças mais jovens.

O fenómeno “A música ficou na minha cabeça” também parece reforçar a ideia de que as canções permanecem na nossa memória a curto e a longo prazo. (Murphey, 1990)

Ao se cantar uma canção, remetemos ao que Piaget (1923) descreveu como linguagem egocêntrica, na qual as crianças conversam, com um pequeno interesse, para um destinatário. Elas simplesmente apreciam ouvi-las repetir. Pode ser que a necessidade pela linguagem egocêntrica realmente nunca nos deixe e é preenchida particularmente pela música. Parece que nosso cérebro tem uma condição natural a repetir o que ouvimos no nosso ambiente para nos habilitar à compreensão. As canções podem fortemente activar o mecanismo de repetição do processo de aquisição da língua. Certamente deve acontecer isso com as crianças, que aprendem canções quase sem esforço.

As canções, em geral, também usam uma linguagem simples, com bastante repetição, que é justamente o que muitos professores de línguas procuram nos textos simples. O facto de elas serem afectivas faz delas, muitas vezes, mais motivantes que outros textos. Embora geralmente simples, algumas canções podem ser bastante complexas sintáctica, lexical e poeticamente, e podem ser analisadas da mesma maneira que outros aspectos literários.

Mais importante ainda, talvez, é que as canções são relaxantes. Elas proporcionam variedade e diversão, e encorajam a harmonia dentro de si mesmo e dentro de um grupo. Pouco se imagina que as canções são importantes ferramentas que sustentam culturas, religiões, patriotismo e, até, mesmo revoluções.

Em termos práticos, para professores de idiomas, as canções são curtas, com textos auto-receptivos, passíveis de gravações e filmagens que são fáceis de serem trabalhadas numa aula.

Please follow and like us:
Abrir o chat
Podemos ajudar?
Scan the code
Olá 👋 Obrigado por visitar a EDACADEMY - Ensino e Formação
Em que o podemos ajudar?