Dicas Para Ler em Línguas Estrangeiras

Começar a ler em uma língua estrangeira pode ser desafiador. Mesmo o inglês, que é uma língua tão globalizada e amplamente presente no dia-a-dia pode apresentar certas barreiras para quem está a iniciar seu contato com a língua. Mas como ultrapassar estes empecilhos?

Sem Preguiça!

Não adianta nada querer aprender uma língua, mas não se esforçar para fazê-lo. A primeira coisa a fazer é aceitar que a aprendizagem leva tempo e requer um certo esforço, e a leitura não é diferente. Ler em qualquer língua estrangeira pode não só melhorar teu vocabulário, como também mostrar-te diversos tipos de diálogo que vão além do:

“How are you?

“I am fine, how are you?”

“I am fine, thank you.”

 

Escolhe com calma.

Escolher o que vais ler é essencial. Enquanto que aqueles em ambientes profissionais que pretendem aprender linguagem técnica podem preferir um manual ou texto acadêmico de sua área, enquanto iniciantes deveriam buscar ler seu livro favorito, de forma a imergirem totalmente na língua.

Pré-Aprendizagem.

Antes de atacar teu material numa língua estrangeira, começa a familiarizar-te com ele em português. Busca uma sinopse para o teu livro ou lê um resumo relacionado ao artigo acadêmico que escolheste em português e mantém o tema em mente. Dessa forma, não vais às cegas e consegues situar-te antes de ler todo o material.

O Contexto é a Chave.

O vocabulário é talvez a parte mais complexa de aprender qualquer língua estrangeira, e talvez seja o que impede muitos de alargarem seus horizontes e buscarem materiais além daqueles fornecidos em aula.

Claro que haverão palavras que não vais apanhar de primeira, e não há problema algum nisso. Mas ao invés de parar totalmente sua leitura para busca-las num dicionário, sublinha ou grifa aquilo que não entendes e continua a ler até acabares ou pausares. Dessa forma, não interrompes teu processo e consegues buscar a resposta entendendo o contexto da frase. Se ainda assim não compreendes, já está marcado para buscares no dicionário depois!

Entender o contexto enriquece teu entendimento da língua, e leva ao desenvolvimento de uma escrita mais fluida, maior compreensão em contextos sociais.

 

Mas…. Por que ler em outra língua afinal?

Entrar em contato com diálogos diferentes, linguagem técnica, e ampliar o conhecimento de vocabulário são apenas algumas das vantagens de reforçar seu conhecimento de línguas com a leitura. Mas, é claro, este método pode ser ajudado com a fala e a escuta (através de músicas ou seriados em inglês, por exemplo).

E lembre-se que angariar conhecimento é sempre algo positivo! Amplia os teus horizontes, busca estórias e textos em outras línguas e reforça já teu conhecimento.

 Autora: Priscila Tarlé
Departamento de Comunicação e Marketing Conclusão
Please follow and like us:
Abrir o chat
Podemos ajudar?
Scan the code
Olá 👋 Obrigado por visitar a EDACADEMY - Ensino e Formação
Em que o podemos ajudar?