O Curso de Técnico de Ação Educativa destina-se à formação de profissionais capazes de acompanhar crianças durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, garantindo a sua segurança e bem-estar e promovendo o seu desenvolvimento adequado.
Condições de Acesso
Idade compreendida entre 18 e 0 anos.
Habilitação mínima de acesso: 3º ciclo (9º ano)
Habilitações específicas: Candidatos com idade igual ou superior a 18 anos; 12º ano de escolaridade; estudantes; ativos desempregados; ativos empregados que pretendam uma reconversão profissional ou adquirir e /ou reciclar conhecimentos; outros.
Situação face ao emprego:
Desempregados à procura do 1º emprego
Empregados por conta própria
Desempregados à procura de novo emprego – Não DLD
Desempregados à procura de novo emprego – DLD
Inactivos – Outros
Empregados por conta de outrem – Internos
Objectivos Gerais
Objectivos Específicos
– Reconhecer os factores que influenciam o desenvolvimento da criança
– Identificar as várias etapas do desenvolvimento infantil
– Reconhecer a importância do desenvolvimento físico e psicomotor, sócio-afectivo e cognitivo da criança
– Identificar a importância do desenvolvimento da linguagem
– Proceder à higiene da criança, do espaço e à alimentação da criança
– Enumerar os procedimentos relativos à prevenção de doenças e de acidentes na criança
– Enumerar os problemas de saúde mais frequentes e os factores e causas de acidentes com crianças
– Reconhecer as técnicas de primeiros socorros em caso de acidente
– Identificar os tipos, metodologias e técnicas de animação
– Planificar, desenvolver e gerir momentos de animação no trabalho com crianças
– Reconhecer as principais técnicas pedagógicas em creches e jardins de infância
Preço de Tabela
Preço Promocional
Duração
Horário
Para frequentar as sessões em regime e-learning necessita de um computador, ligação à internet e um browser para navegar (como o Mozilla Firefox ou o Internet Explorer para aceder à disciplina).
AGORA: 400€+ 30€(taxa de inscrição) – CONDIÇÕES ESPECIAIS DE PAGAMENTO AJUSTADA ÀS NECESSIDADES DOS NOSSOS CLIENTES.
Forma de organização predominante
Módulos Leccionados
– Psicologia do desenvolvimento: conceito e objeto
– Modelos psicológicos de desenvolvimento
– Etapas do Desenvolvimento Humano
– Fases do desenvolvimento infantil dos 0 aos 6 anos: desenvolvimento físico e psicomotor / Desenvolvimento sócio-afetivo / Desenvolvimento da linguagem / Desenvolvimento cognitivo.
– Sinais de alerta de desenvolvimento
Módulo 2 – Perfil da Auxiliar de Ação Educativa
– O Técnico de Ação Educativa
– Direitos dos Técnicos de Ação Educativa
– Deveres dos Técnicos de Ação Educativa
– Código Deontológico da Profissão
Módulo 3 – Modelos de Educação Pré-Escolar e Áreas de Conteúdo
– Modelos Pedagógicos
– Áreas de Conteúdo: Leitura/escrita Matemática Conhecimento do mundo; Desenvolvimento pessoal e social
Módulo 4 – Comunicação e Relacionamento Afetivo e Pedagógico
– Processo de Comunicação:
– Os diferentes estilos de comunicação
– Barreiras à comunicação
– A relação afetiva e pedagógica
– Criança e a Creche/ Jardim de Infância:
Adaptação da criança e da família à escola
As rotinas
Comunicação entre família/escola e vice-versa
Importância do envolvimento parental
Módulo 5 – Acompanhamento de Crianças – Metodologias e Técnicas de Animação
– Perfil do animador
– Tipos de animação
– Formas de animação
– Metodologias e técnicas de animação: expressão plástica, expressão musical, expressão dramática, expressão motora
Módulo 6 – Espaços, materiais e equipamentos na creche e Jardim de Infância
– Verificação dos stocks de materiais não pedagógicos (fraldas, toalhetes, etc…)
– Grelhas de preparação prévia de materiais necessários de apoio às atividades pedagógicas e não pedagógicas
– Preparação dos espaços e equipamentos para refeições, sesta etc.Acompanhamento de refeições
– Participação nas sestas e na higiene infantil
– Higienização e manutenção de materiais e equipamentos específicos
Módulo 7 – Planeamento e Desenvolvimento de Atividades Pedagógicas
– Observação e Conhecimento Individualizado da Criança
– Planificação de Atividades em Creche e Jardim de Infância
– Planificação de Atividades de Tempos Livres
– Acompanhamento de Crianças à Praia e/ou Saídas
– Vigilância/Observação e Acompanhamento de Crianças no interior e exterior
Módulo 8 – Saúde Infantil e Socorrismo Pediátrico
FORMAÇÃO PRÁTICA EM CONTEXTO DE TRABALHO/ESTÁGIO
Metodologia Formativa
– 120h de Formação Teórica (20h presenciais e 100h à distância)
– 240h de Formação Prática em Contexto de Trabalho
Este curso realiza-se numa metodologia de blended learning (presencial + a distância).
As sessões presencias implicam a presença do formador e formandos em contexto de sala de aula, no desenvolvimento de atividades de cariz prático.
A componente e-learning (totalmente a distância) permite flexibilidade de acesso a qualquer hora e a partir de qualquer lugar.
Os formandos poderão aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, bem como aos fins de semana e feriados, em função da sua disponibilidade e disposição e sem sair do seu espaço (casa, escritório, etc…). O seu ritmo de aprendizagem é gerido pelo próprio utilizador/formando, beneficiando do acompanhamento permanente do tutor/formador nas atividades síncronas e assíncronas, respeitando sempre os prazos de entrega dos trabalhos.
As restantes correspondem a sessões síncronas e assíncronas de formação.
As sessões síncronas (chat/videoconferência), com uma duração standard de 1h, são gravadas e podem ser disponibilizadas em qualquer altura e lugar desde que haja acesso à Internet. De outra forma, os formandos poderão guardar as sessões síncronas no seu computador (efetuar download do documento disponibilizado pelo formador).
A aprendizagem assíncrona (auto-estudo), desenvolvimento de atividades/exercícios na plataforma de gestão de aprendizagem, através da exploração de uma diversidade de recursos interativos, bem como a participação e envolvimento dos formandos nos desafios lançados pelo formador. Assim sendo, os formandos terão de gerir o tempo e as atividades dentro dos prazos estabelecidos pelo formador e de acordo com o cronograma previsto para a ação.
O curso tem o apoio do formador que responderá às suas questões/dúvidas via e-mail e/ou fórum no prazo máximo de 48h, após a receção dos mesmos.
Metodologia Avaliação
Participação nas sessões de formação, assiduidade, pontualidade, apresentação de trabalhos e avaliação no estágio ou projecto.
Certificação
Ações de Formação
Data de Início: 17/09/2024
Localidade: On-line (e-learning)
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade:
Data de Início:
Localidade: